Pontos Turísticos do Município de Itaara/RS

O Município de Itaara possui muitas esferas que retratam as diversas etnias colonizadoras, sendo em patrimônio histórico, natural, artístico, arquitetônico e cultural, assim resgatando as origens dos povos colonizadores do Município.

Com a existência dos mesmos, as doações e subsídios da comunidade seriam estimulados e tornar-se-iam de suma importância para a história e para o patrimônio histórico, cultural e turístico do município.

Dentre os patrimônios históricos culturais, temos:

ESTAÇÃO FÉRREA

ESTRADA DO PERAU VELHO

CEMITÉRIO ISRAELITA E MONUMENTO JUDAICO

Um dos maiores presentes que o município recebeu, o Obelisco, em homenagem aos judeus-russos, e seus primeiros colonizadores.
Foi construído numa iniciativa do Sr. Boris Russowiski, judeu-russo nascido em Itaara e hoje residente em Porto Alegre com apoio de sua esposa Clara Russowski.
Este monumento está em Philippson, local onde instalaram-se os primeiros colonizadores judeus -russos do Brasil, no ano de 1904.
De uma beleza única, muito bem localizado, o Obelisco é frequentemente visitado e admirado por turistas e transeuntes que, ao depararem-se com esse símbolo da cultura do município levam um pouco mais de Itaara e ficam sabendo um pouco mais de sua história.

CASCATAS
  • Cascata do Pozzobom
  • Cachoeiras do Arroio Taboão
  • Cachoeiras do Assis Brasil
  • Cachoeiras da Ponte de Ferro
  • Cachoeiras do Rincão do Meio
  • Cachoeiras do Rincão do Canto
  • Cachoeiras dos Sete Lagos - Arroio Manuel Alves
  • Cachoeiras do Rio do Curtume
  • Cachoeira da Rosa
  • Cachoeiras do Parque Oásis
  • Cachoeiras do Rincão da Limeira e Rincão do Mineiro
  • Cachoeiras do Rincão do Soturno
  • Cachoeiras Afluente Ibicuí Mirim
  • Cachoeiras do Sítio Paraíso da Vovó
  • Cachoeiras Afluente do Arroio Grande

IGREJA DE SANTO EXPEDITO

Idealizado por José Amarante Lourenço Pôncio (in memorian), por ter-se curado de um câncer e decidiu agradecer ao santo com uma homenagem.

MUSEU INTERNACIONAL DE UFOLOGIA - VICTOR MOSTAJO

Oficialmente filiado aos orgãos da Museologia Nacional e Internacional.
Pioneiro na musealização do Patrimônio Cultural Material e Imaterial relacionado à temática vida extraterrestre conferindo-se o título de primeiro e único Museu no Brasil e Primeiro da América Latina. Como tal, constitui-se de fato e de direito como Instituição Museológica que desenvolve a preservação, investigação e comunicação desta inédita temática.

IGREJA DE CONFISSÃO LUTERANA E CEMITÉRIO GERMÂNICO

Constitui-se numa arquitetura religiosa/funerária. A maioria dos alemães fixados no Município pertenciam a religião protestante e assim decidiram erguer uma Igreja no ano de 1869, tendo a sua conclusão um ano após.
Em 1885, foram encomendados na Alemanha os sinos para a Igreja. Até, então, não era permitido erguer torres e templos não católicos. Estes sinos são considerados os primeiros sinos não católicos do Brasil.

SANTUÁRIO DE SCHOENSTATT

É uma pequena capela em estilo gótico, que obedece ao estilo original da Alemanha. Tem altar de madeira artisticamente trabalhado sobre o qual se encontra a imagem da Mãe Três Vezes Admirável.

CAPELA SANTO ANTONIO

Constitui-se em uma arquitetura religiosa. A Capela foi construída na mesma época do casarão da Vila Etelvina, em estilo belga, próximo a via férrea. Marco histórico dos primeiros católicos da região. Pequena capela católica com aproximadamente 200m². Possui a Imagem de Nossa senhora aparecida e santo Antonio.
A visitação a este atrativo deve ser agendada na Secretaria Municipal de Turismo, pois se encontra numa propriedade particular.

Pontos Turísticos do Município de Itaara/RS